Marina Colasanti explica por que os contos de fadas marcam gerações

por Fernanda Faustino

Autora de dezenas de livros de contos de fadas, Marina Colasanti ministrou palestra sobre a construção do gênero literário durante a semana da Bienal do Livro do Colégio Santo Agostinho em Belo Horizonte, capital mineira, no dia 4 de julho.

De acordo com a autora, apesar do tanto que já foi dito, um equívoco básico se mantém. Fora da área profissional, as pessoas costumam pensar que os contos de fadas são narrativas bobinhas, contextualizadas para crianças. “Basta ver a frequência com que são reescritos, parodiados, “atualizados”, como se a versão primeira fosse insuficiente para a modernidade”, comenta. “É exatamente o contrário. É como se cada conto contivesse diversos nichos de interesse, capazes de abrigar diferentes idades.”

A escritora afirma que os elementos que definem a construção do gênero são tão intensos que, ao longo dos anos, se fortalecem cada vez mais. “Essas narrativas vivem e se transmitem graças à densidade de seu conteúdo. Não foi à toa que foram tão importantes para Freud e Jung, por exemplo”, argumenta. “Os contos de fadas mantêm sua vitalidade intacta através do tempo porque falam da alma e do comportamento humano”.

Ela conta que, de um modo geral, as características comuns a esses contos são: sua localização no imaginário, fora do espaço e do tempo real; a riqueza de seu conteúdo; a possibilidade de infinitas leituras; e sua adequação para qualquer idade. “Quando pensamos em contos de fadas nos remetemos, imediatamente, ao repertório clássico, aqueles recolhidos pelos irmãos Grimm ou por Calvino, os de Andersen”, complementa. No entanto, Marina afirma que há muito mais espalhado no tempo e das mais diversas origens.

As crianças que participaram do evento no Colégio Santo Agostinho, de acordo com ela, além de demonstrarem bastante interesse no assunto, tinham feito uma leitura crítica de alguns livros de sua autoria. “O evento foi ótimo. Fiquei muito impressionada com o colégio, sua dimensão, seu projeto educacional”, conclui.

O convite está feito: agora é só se aventurar pelas páginas dos contos de fadas. Confira aqui os livros de Marina Colasanti publicados pela Global Editora.


Compre aqui: