Obras da Global no Prêmio FNLIJ 2018

Quatro obras da Global ganharam o selo Altamente Recomendável FNLIJ 2018 – Produção 2017. Os livros considerados Altamente Recomendável estão concorrendo ao Prêmio FNLIJ. A lista dos vencedores à láurea será divulgada pelo site da instituição em maio de 2018.

Conheça as obras selecionadas:

 

 

Categoria Criança: Histórias de Zig. Rubem Braga. Ilustrações Orlando Pedroso

O cachorro Zig, grande de porte e também de coração, era praticamente um membro da família Braga. Seu comportamento, no entanto, muitas vezes surpreendia os desavisados. Nesta crônica História de Zig escrita em outubro de 1948, Rubem Braga conta algumas das façanhas de um dos cachorros que conviveu por 11 anos com sua família, conhecido em Cachoeiro de Itapemirim por Zig Braga.

 

 

Categoria Jovem: Quando a primavera chegar. Texto e ilustrações Marina Colasanti.

Com ilustrações da própria autora e projeto gráfico de Claudia Furnari, a obra traz dezessete contos inéditos. Um crisântemo floresce na palma da mão, um menino nasce com um olho no meio da testa, um relojoeiro fabrica um robô, um rei precisa de povo. Tudo é surpreendente e tudo é verdadeiro no livre espaço do imaginário em que os contos deste livro acontecem. Mas não há estranhamento. Levado pela linguagem singular da autora, o leitor participa desse espaço, rumo a um encontro com suas próprias emoções.

 

Categoria Poesia: ABC dos abraços. Sérgio Caparelli. Ilustrações Cris Eich.

A criança gosta de fazer perguntas. Quer saber por que isto e por que aquilo. Pouco depois, junto ao porquê, ela pergunta sobre o como. Age assim estabelecendo relações com os objetos e com os seres vivos ao seu redor. Em ABC dos Abraços, essa criança é Bia. São 33 poemas; alguns bem curtinhos, outros curtos, alguns médios, outros maiores. Os temas apresentam-se diversos e tratados de forma coerente com o universo infantil – família, escola, animais, tempo, medos, atitudes, comportamento, sentimentos, entre outros.

 

Categoria Téorico: Caro professor. Ana Maria Machado.

Em Caro professor, Ana Maria Machado reúne textos destinados aos educadores, trazendo reflexões sobre ensino e aprendizado dentro e fora da sala de aula. Falando diretamente ao professor, discorre desde lembranças pessoais enquanto aluna, professora, jornalista e autora; passa por assuntos que suscitaram polêmicas como os acordos ortográficos e gramaticais, casos de violência dentro e fora da escola, o papel do professor e tantos desafios enfrentados em busca de uma educação de qualidade.

 


Compre aqui: