A grande promotora da Literatura no Brasil

Quem semeou tanto e tão bem a Literatura brasileira quanto a escritora Edla Van Steen? Com sua direção e companheirismo, a Global Editora produziu a mais completa coleção de poemas, contos e crônicas da história do mercado editorial brasileiro, eternizando os mais significativos autores de todas as épocas. Conviveu com inúmeros desses grandes autores, principalmente os da Academia Brasileira de Letras, local que frequentava como uma imortal.

Daí resultaram as séries Melhores Poemas, Melhores Contos, Melhores Crônicas, que além dos mais de 100 autores contam com organização e apresentação dos mais importantes estudiosos do país, em escolhas que Edla Van Steen sempre fez com muito cuidado e criando amplos laços de respeito e proximidade. Além disso, ela também dirigiu, entre outras séries, a coleção Roteiro da Poesia Brasileira, com 15 volumes que apresentam a diversidade e qualidade da Poesia no Brasil em cada época da história do país.

A Global também publicou seus romances e contos, como Corações mordidos, No silêncio das nuvens, O gato barbudo, Manto de nuvem, Por acaso, O presente e A revolta, sucessos entre adultos, jovens e crianças.

Esposa do crítico teatral Sábato Magaldi, que faleceu em 2016, a catarinense que começou sua trajetória nas artes como atriz além de escritora desde muito jovem, morreu na noite deste 5 de abril, em São Paulo, aos 81 anos de idade.

Edla é a grande colaboradora, o principal eixo cultural, na implantação desde o início da década de 1980 da linha editorial da Global Editora, hoje com suas bases totalmente fincadas na Literatura brasileira. Uma vida dedicada a promover e valorizar a intelectualidade do país. A qualidade da editora se confunde com a qualidade do trabalho dela.

Luiz Alves Júnior, fundador da Global Editora