Dicas para presentear seu pai

No próximo domingo, dia 12, comemoramos o Dia dos Pais. Protetores e companheiros, eles também influenciam na nossa formação como leitores e pensadores críticos.

E que tal presentear com livros? Fizemos uma lista com obras de grandes autores para presentear seu pai nesse dia tão especial. Confira!

 

Literatura


Morro do Isolamento 
– Rubem Braga

Morro do isolamento traz vinte crônicas que conjugam lirismo, mordacidade e humor, marcas incontornáveis do estilo incomum de Rubem Braga. Porque ninguém escreveu como ele, e ele se mostra cada vez mais vivo nas páginas que nos legou. Aqui temos o cronista globe-trotter que trabalhou em diversas redações, de Recife a Porto Alegre, de São Paulo a Santos, e no Rio de Janeiro, seu porto seguro, onde residiu a maior parte de sua vida.


Melhores Contos
– Lima Barreto

Ao longo de sua vida, Lima Barreto construiu uma obra literária profunda e variada. Foi autor de contos, romances e crônicas de jornal. Sua produção no campo dos contos tornou-o inegavelmente respeitado. E o melhor desta parte da produção ficcional do escritor encontra-se presente neste Melhores contos Lima Barreto, que sai agora em nova edição, em formato pocket.

 


Migo – Darcy Ribeiro

Este é um livro de recordações, em que, por meio do narrador Ageu de Sá Rigueira, o autor traz à tona lembranças da infância, dos amores, dos amigos, da juventude, do tempo de exílio. Com humor, irreverência e sentimento, Migo é um livro planejado com imenso talento, num jogo de esconder e reaparecer, em que Darcy Ribeiro é personagem de si mesmo.

 


O mel de ocara – Ignácio de Loyola Brandão

As crônicas presentes neste livro mostram facetas desconhecidas de um Brasil que o autor vem descobrindo e divulgando aos leitores nos últimos anos. São quase memórias-poemas de várias gerações que percorrem as estradas, os céus do Brasil, onde se fala de literatura, pessoas, momentos, costumes, lugares, comidas e bebidas celebrando a vida.

 

 

Para ler com os pequenos


O pequeno Muck 
– Wilhelm Hauff

Essa história narra a difícil trajetória de vida de Muck, um anão de boa índole, que nasceu em Nicea, na Turquia. Aos dezesseis anos, com a morte do pai, vê‑se obrigado a sair de sua cidade, começando, então, uma longa jornada de dificuldades. Ao mesmo tempo, ele sempre é surpreendido por elementos mágicos que entram em sua vida e ajudam‑no aos poucos a mudar o rumo de seu destino.

 


Jovens náufragos e suas batalhas 
– Júlio Emílio Braz

Nesse livro, Júlio Emílio Braz conta, como quem sabe contar, seis histórias: “A escola: uma história africana”, “Uma gaveta cheia de sonhos”, “914”, “Na pior”, “Jamila” e “O Natal em que papai voltou para casa”. Essas histórias comoventes narram o relacionamento entre alunos e professores na África, na Ásia, no Chile e aqui. Professores que fazem a diferença, que têm no seu ofício o dever de ser modelo, de educar com afetividade e compromisso.

 

O Gritalhão – Philip Waechter

Helena vivia com a família em uma casinha torta, num vale profundo, à beira de um rio azul. A vida de Helena era quase perfeita. Ela tinha talento musical, seu irmãozinho era tranquilo e sua mãe, bem divertida. Quase perfeita… É que o pai dela não conseguia conversar normalmente. Tudo que dizia vinha em forma de berros. Ela, um dia, depois de pensar muito, tomou uma decisão seríssima que mudou a sua vida e, mais ainda, mudou o comportamento de seu pai.


Você lembra, pai? 
– Daniel Munduruku

De um modo informal, como se estivesse conversando, o autor, Daniel Munduruku, conta sobre a forte presença do pai em sua vida. A narrativa segue a linha do tempo. Um percurso pela memória, marcado por muitos momentos juntos, por ensinamentos, descobertas. Uma declaração. Embora se trate de uma outra cultura, com valores diferentes da nossa, a relação entre pai e filho constrói-se fundamentada em princípios comuns – respeito, admiração, cuidado, carinho, limites. A leitura deste livro emociona. Ele é, acima de tudo, uma declaração de amor aos pais.

 

 

Diversos


Dicionário Gastronômico – Café com suas receitas

Informações curiosas, detalhes técnicos de qualidade e produção dos grãos, além de elaborada pesquisa histórica, tornam o Dicionário gastronômico – café com suas receitas, de Giuliana Bastos, uma obra saborosa. E para enriquecer ainda mais o livro, ele está recheado de belas fotos e ilustrações e acompanhado de variadas receitas para os paladares mais apurados. É só degustar!

 

Churrasco – Uma paixão nacional

Fazer um churrasco não se resume a chamar uns amigos, comprar o carvão e assar a carne. Neste livro sobre a paixão nacional, o chef André Boccato ensina passo a passo a arte do churrasco. Ele não esquece nenhum detalhe. Além de dar uma aula sobre os cortes do boi e apresentar receitas de dar água na boca, ele destaca a importância da recepção, explica como escolher bebidas e acompanhamentos, fala sobre os tipos de churrasqueira e facas.

 

O código do surfista

Nesta obra, Shaun Tomson recorre à força das lições aprendidas desde a infância, na África do Sul, durante os tempos do apartheid, até as competições nas ondas mais perigosas do mundo, e nos oferece um relato inspirador de como encarar os desafios mais difíceis da vida mantendo o olhar na direção da luz que brilha adiante. Shaun estava no auge de sua vida profissional e pessoal – um ex-campeão mundial de surfe, um empresário bem-sucedido à frente de marcas de roupa multimilionárias e um requisitado palestrante motivacional – quando passa por uma perda terrível e, posteriormente, por um renascimento milagroso.

 

Síndrome de Down – Relato de um pai apaixonado

Relato de um pai apaixonado sobre o filho com Síndrome de Down, revelando que todos os obstáculos são desafios que Deus coloca em nossas vidas para nos fortalecer e nos preparar para uma evolução espiritual. Marcelo, o pai de Rafa, reuniu neste livro sua trajetória como pai de um menino que chegou para iluminar a vida de todos à sua volta, não sendo jamais visto como um problema, mas, sim, como um presente, para que a vida e os sentimentos das pessoas ganhassem outra dimensão, maior qualidade.

 


Compre aqui: