Lançamento do livro Damas Turcas acontece no dia 20 de fevereiro

Com uma história de tirar o fôlego, Carlos Castelo faz sua estréia na coleção “Estante Policiais Paulistanos”. O drama se desenrola numa São Paulo chuvosa e enigmática, que aguça o mistério ao criar um clima semelhante ao dos grandes romances policiais do século XIX e início do XX, nos quais a ambiência exterior é fundamental na intensificação da atmosfera espiritual. Aliás, a cidade se identifica com o desenvolvimento da trama, ultrapassando em muito o papel de mero pano de fundo. A diversidade cultural de São Paulo, seu gigantismo, sua capacidade de abraçar todas as tendências e abrigar todas as loucuras, surge de forma plena nestas páginas, de muita água e sangue derramados.

Escrito em frases curtas e perfurantes, como os golpes assassinos que povoam suas páginas, Damas turcas narra uma série de homicídios praticados com requintes de crueldade. O incumbido de desvenda-los é um tipo pitoresco, nascido no interior e absorvido pela cidade grande, cujo nome lembra o dos detetives clássicos britânicos: Douglas Hayashi.

Castelo conta que sempre foi admirador de textos policiais e que, incentivado por um editor, em seis meses desenvolveu o volume. “Procurei criar uma narrativa sedutora, mas também com personagens sólidos, isso, às vezes, não acontece nos romances policiais. Parece que o fundamental é descobrir quem praticou o crime ‘x’ e não a psicologia de quem transita por aquele universo. Em Damas Turcas tive essa preocupação e também a de mostrar o lado da cidade de São Paulo onde vivo.”

Ele relata que os leitores ainda poderão tomar contato no livro com um determinado universo da música paulistana e da publicidade, dois territórios que acabei por conhecer mais detidamente por razões profissionais.

Leia aqui a entrevista completa de Carlos Castelo para a Global Editora

Ouça o poadcast da entrevista do autor para a Rádio Cultura FM

Veja a entrevista sobre Damas Turcas para o programa Metrópolis da TV Cultura

 

Convite para lançamento do mais novo livro de Carlos Castelo
Convite para lançamento do mais novo livro de Carlos Castelo