Global Editora lança Criança meu amor…, de Cecília Meireles

Em continuidade aos lançamentos de Cecília Meireles, a Global Editora lança agora Criança meu amor…

crianca meu amorNesta obra, a autora volta-se, como o próprio título sugere, para a criança, e como diz Walmir Ayala, que assina o texto de orelha do livro. “Cecília inclina-se justamente para a criança, mantendo o timbre maternal de doçura, de embalo, com o qual retratou momentos relacionais, esboços psicológicos e diálogos ingênuos com a inocência”.

De acordo com Ayala, o livro reúne várias realidades que as crianças gostam. “Há o imaginário, o bom conselho, o humor, a fantasia, o mundo privado da criança em todos os sentidos”, destaca. E finaliza: “Criança meu amor… é uma preciosidade, enriquece a bibliografia pedagógica de hoje e ilumina o mundo infantil de novos sons e imagens”.

Para Cecilia Esteves, ilustradora da obra, os textos de Meireles fazem-na lembrar-se da infância e de uma infância que não existe mais. “Foi esse universo que eu quis explorar no livro, onde as crianças brincavam com brinquedos de madeira e pano, e que as pessoas viviam sem pressa”, conta.

A ilustradora relata que um dos fatos curiosos ao fazer a interpretação visual da obra foi que o avô dela contava uma das histórias que compõe o livro. “Meu avô adorava contar estórias. Nós nos deitávamos na rede do sítio, olhávamos as estrelas e escutávamos suas estórias até adormecer. Uma delas eu nunca esqueci, era sobre duas meninas que visitavam vários campos floridos. Ele nos descrevia as flores, as cores, o perfume de cada uma delas. Foi uma surpresa para mim quando li ‘O Jardim’, pois tenho certeza de que essa era a estória contada pelo meu avô. Foi emocionante”, salienta.

Para realizar a ilustração, Esteves conta que usou o lápis de mão. “Nesse caso, achei legal fazer uso da aplicação de texturas, de imagens com transparência e de alguns elementos recortados que dão a ideia de carimbo”, relata.

A ilustradora comenta que quem ainda não teve contato com a obra de Meireles, pode esperar uma viagem prazerosa. “Cecilia Meireles é uma das grandes poetisas da literatura infantil brasileira, ela sempre nos leva a uma viagem no tempo de uma forma lúdica e poética e é isso que o leitor poderá vivenciar no livro”.