Doce Brasil bem bolado, um livro com a cara do Brasil

Marcada por requinte e bom gosto, a festa de lançamento do livro Doce Brasil bem bolado, de autoria da chef Morena Leite e da boleira Otávia Sommavilla, foi realizada no restaurante Capim Santo, no dia 31 de junho de 2012, em São Paulo, SP.

De acordo com Morena, o livro é importante por mostrar a variedade de frutas brasileiras. “São bolos que retratam a cultura do Brasil, então, este livro também é uma ferramenta para divulgação dessa cultura”, enfatiza. “Desde que comecei a cozinhar tenho esse cuidado.”

O livro traz desde receitas simples, como o Bolo Futebol (que é feito de chocolate), até as mais sofisticadas, como o Bolo Chita, que leva hibisco na massa e no recheio. Todas as receitas são acompanhadas de uma pesquisa histórica é o caso do Bolo Frevo, de pitanga, que conta sobre o surgimento desse ritmo carnavalesco; do Bolo Trancoso, de capim-santo com brigadeiro de capim-santo, com a história dessa cidade; e do Bolo Flores da Amazônia, de castanha-do-pará com recheio de açaí, uma homenagem a essa região.

Ao todo são 32 receitas de deliciosos bolos que levam ingredientes tipicamente brasileiros como goiaba, cachaça, aipim e caju, e são acompanhadas de modo de preparo, montagem e decoração. As fotos dos bolos aguçam o olhar e o paladar do leitor que deseja se dedicar à decoração, e é mais uma ferramenta para fazer que a empreitada do preparo seja bem-sucedida.

Segundo Otávia, outro aspecto fundamental é que o leitor poderá contemplar a estética brasileira para decoração de bolos, que é muito interessante. “O livro tem dois enfoques: o primeiro é fornecer as ferramentas necessárias para quem quer dar os primeiros passos, o outro é dar sugestões e aguçar a criatividade de quem já é profissional e quer aprender mais”, observa.

O livro Doce Brasil bem bolado é uma parceria entre a Editora Gaia e a Editora Boccato.