Semana de homenagens a Darcy Ribeiro

Era uma segunda-feira, fim de tarde, 17 de fevereiro de 1997. Darcy Ribeiro lutava há muito tempo contra um câncer. Mas sempre tinha algo muito importante a fazer e não dava tempo de morrer. Adiou o quanto pôde. Naquela madrugada mesmo, de acordo com uma reportagem não-assinada da Agência Folha, ele tinha levantado às duas da manhã e pedido para se arrumar, pois tinha um seminário para participar num hotel, em Brasília. Os médicos não permitiram. Naquela manhã mesmo foi para a UTI do hospital.

O legado de Darcy é tão poderoso que de certa forma ele não parou mesmo de trabalhar. Faz isso pelos braços e mentes de quem o admira e representa na Fundação Darcy Ribeiro. Para celebrar sua vida e sua obra, uma semana de homenagens está programada entre os dias 15 e 17, no Rio de Janeiro.

O Seminário “Darcy Ribeiro 20 anos” acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2017,  no auditório do Arquivo Nacional. As obras e todo legado de Darcy serão debatidos em mesas temáticas. Para participar, confirme sua inscrição pelo email da Fundar: fundar@fundar.org.br.

Além disso, no dia 17 de fevereiro, será realizada na Academia Brasileira de Letras uma cerimônia especial em sua homenagem, com palestra do reitor da UFRJ. Para mais informações acesse a página oficial do evento no facebook.

Confira a programação completa:

Serviço:

Seminário “Darcy Ribeiro 20 anos”
Data: 15 e 16 de fevereiro de 2017.
Local: Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.
Praça da República, 173 – Centro – Rio de Janeiro.
Horário: das 9h30 às 17h30.
Inscrições: pelo email fundar@fundar.org.br.
www.fundar.org.br

Cerimônia de Homenagem a Darcy Ribeiro
Data: 17 de fevereiro de 2017.
Local: Academia Brasileira de Letras.
Av. Presidente Wilson, 203 – Castelo – Rio de Janeiro.
Horário: das 15h às 18h.