Para a literatura, 2016 ainda está longe de terminar

Os mercados se antecipam e já enchem as gôndolas de panetones. Mas, para a literatura, 2016 ainda dura bastante. Terá muita festa, feira, fórum de livros por acontecer até dezembro enfim chegar.

Até o próximo dia 15 acontece a Feira do Livro de Porto Alegre, na Praça da Alfândega, no centro histórico da capital do Rio Grande do Sul, em sua 62ª edição. Além da feira, com diversos expositores, há apresentação de filmes e documentários, palestras, mesas e oficinas.

Em Minas Gerais, de 10 a 15 deste mês, será realizado o Fórum das Letras, organizado pela escritora e editora Guiomar de Grammont. Lá não há feira de livros, o negócio é falar e ouvir sobre literatura, autores e ideias. O homenageado no ano passado foi Graciliano Ramos, este ano é Murilo Rubião.

De 18 a 20 de novembro, em Pirenópolis, Goiás, Ignácio de Loyola Brandão é um dos convidados especiais da 8ª Flipiri.

Em São Paulo, no mesmo período, é a vez da FlinkSampa, organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares, evento de literatura voltado para a valorização dos autores negros e questões das mulheres e homens negros no mundo. Estão previstas as participações de escritoras estrangeiras como Teresa Cárdenas, de Cuba, e Futhi Ntshingila, da África do Sul, também do português Gonçalo Tavares, além de autoras e autores brasileiros como Ferréz, Paulo Lins e Ana Paula Maia. O patrono deste ano é o poeta Luiz Gama, do século 19, negro, escravizado, que fugiu de uma fazenda no interior de São Paulo e na capital estudou Direito, fundou jornais, teve atuação política contra a escravidão e produziu poemas relevantes na segunda fase do Romantismo brasileiro.

Ainda em São Paulo, de 22 a 25 de novembro, tem a Festa do Livro da USP, realizada desde 1999. Os descontos nos preços dos livros chegam a 50%. A feira funciona das 9 da manhã às 9 da noite, na avenida Professor Mello Moraes, travessa C.

Já em dezembro, de 2 a 4, acontece a pernambucana Fliporto, que será realizada em Olinda. O homenageado desta 12ª edição é o escritor Euclides da Cunha. Os detalhes da programação ainda serão confirmados pelos organizadores.