Lançamento: “O clube do livro”, um ensaio sobre o poder transformador da leitura

Luzia de Maria, uma das maiores especialistas em literatura do país, traz em O clube do livro – Ser leitor, que diferença faz? um ensaio sobre o poder transformador da leitura, por meio de experiências realizadas em seu clube de leitura no Rio de Janeiro, nos anos 1980.

Tudo começou em 1982, com um clube de leitura em uma escola pública. Um grupo de jovens sedentos de descobertas, a literatura exercendo fascínio, um professor apaixonado. Depois de experimentar ali as ferramentas adequadas na desafiadora tarefa de formar leitores, Luzia fez das aulas de literatura, nos anos seguintes, um fértil território de descobertas e crescimento.

Alguns jovens superando todas as expectativas: quarenta, cinquenta, até setenta livros lidos em um ano escolar. Tornaram-se íntimos de José J. Veiga, João Ubaldo Ribeiro, Moacir Lopes, Oswaldo França Jr., Fernando Morais, Eduardo Galeano, Clarice Lispector, Lya Luft, Isabel Allende, Gabriel García Márquez e muitos outros.

Mais de vinte anos depois, alguns daqueles jovens – hoje profissionais bem-sucedidos – dão nesta obra depoimentos sobre essa experiência inovadora, os efeitos da leitura e o seu caráter libertário e transformador.


O clube do livro_capa.inddTítulo: O clube do livro – Ser leitor, que diferença faz?
Autora: Luzia de Maria
Editora: Global Editora
Páginas: 302
ISBN: 978-85-260-2278-2
Origem: Nacional
Idioma: Português
Edição: 2ª edição
Ano desta edição: 2016
Gênero: Não ficção / Ensaio