Funções da literatura infantil e juvenil, por Teresa Colomer

As seções infantis e juvenis nas bibliotecas e livrarias, em bancas de jornais, bibliotecas escolares, assinaturas de literatura infantil nas universidades, salões do livro infantil e juvenil, editoras especializadas… Para que servem todos esses livros? A resposta não tem sido a mesma ao longo de sua história e inclusive, em um mesmo período, podem coexistir visões muito diferentes. Às vezes predomina a ideia de que os livros devem servir para ensinar diretamente às crianças, dando-lhes exemplos didáticos de comportamento (tais como serem bem-educados, solidários etc.), ou então são olhados como material escolar adequado para trabalhar temas diversos (as cores, o bosque, a toxicodependência etc.). Outras vezes triunfa a ideia de que se trata, antes de tudo, de “literatura”, de obras que oferecem a experiência artística que pode estar ao alcance dos pequeninos. É importante refletir sobre isso porque o que se pensa a respeito condiciona a atitude dos adultos, tanto dos que se encarregam de produzir este tipo de livros (escritores, editores etc.), como dos que oferecem sua leitura aos meninos, meninas e adolescentes (professores, bibliotecários, contadores de histórias etc.).

Aqui se sustenta que a literatura para crianças e jovens deve ser, e ser vista, como literatura, e que as principais funções desses textos podem se resumir a três:

  1. Iniciar o acesso ao imaginário compartilhado por uma determinada sociedade.
  2. Desenvolver o domínio da linguagem através das formas narrativas, poéticas e dramáticas do discurso literário.
  3. Oferecer uma representação articulada do mundo que sirva como instrumento de socialização das novas gerações.

***

 * Trecho do novo livro de Teresa Colomer – Introdução à literatura infantil e juvenil atual (Global Editora, com tradução de Laura Sandroni) –, uma das mais importantes estudiosas no mundo da literatura destinada a jovens e crianças. É autora também de outras obras publicadas pela Global, como Andar entre livros e A formação do leitor literário.

Compre aqui:

Livraria Cultura: https://goo.gl/tSxqIP
Livraria da Travessa: https://goo.gl/kvI4j3
Amazon: https://goo.gl/38p8g8
Cia dos Livros: https://goo.gl/oEZxeG