Os 50 anos de produção literária de Ana Maria Machado

Com certeza, você já ouviu falar da autora Ana Maria Machado. Ela é considerada pela crítica uma das mais versáteis e completas escritoras brasileiras contemporâneas, com mais de 100 livros publicados no Brasil e em outros 17 países, superando a marca dos 20 milhões de exemplares vendidos.

O seu carinho e o cuidado com a educação de nossas crianças, além da formação de leitores, sempre foram suas prioridades. Este ano, a autora comemora 50 anos de produção literária para crianças, jovens e adultos.

Em entrevista exclusiva para o Blog da Global, a escritora fala sobre sua carreira, suas influências e sobre como começou a escrever para crianças em meados de 1969.

Confira a entrevista com a autora:

A história começa assim…

Ana Maria Machado iniciou sua carreira não como escritora, mas sim como pintora. Estudou no Museu de Arte Moderna e participou de exposições individuais e coletivas. Depois de se formar em Letras, foi professora em colégios e faculdades, além de ter trabalhado em jornais e revistas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Em 1970, Ana saiu do país. Na Europa, trabalhou como jornalista para a revista Elle, em Paris, e para a rede BBC, em Londres. De volta ao Brasil no fim de 1972, atuou no Jornal do Brasil e na Rádio JB, onde foi chefe do setor de radiojornalismo.

Ana abriu a primeira livraria infantojuvenil do Brasil, a Malasartes, em 1979. Ao longo dos 18 anos durante os quais a gerenciou, foi desenvolvendo a sua carreira de escritora e prosseguiu no jornalismo.

De tão premiada no Brasil e no exterior, a autora acabou se tornando hors-concours do prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 1993 e do prêmio Ibero-Americano de Literatura Infantil em 2006. Em 2000, recebeu o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura para crianças. Finalmente, em 2001, a Academia Brasileira de Letras (ABL) lhe concedeu o maior prêmio literário nacional, o Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra. Em 2003, foi eleita para a cadeira número 1 da ABL, que presidiu de 2011 a 2013 e onde, ainda hoje, desenvolve intensa atividade de divulgação da literatura nacional.

 

Viva Ana Maria Machado!

Para comemorar os 50 anos de história de Ana Maria Machado, a Global Editora, em parceria com a Livraria Martins Fontes, realizou o evento “Viva Ana Maria Machado!”.

A tarde de bate-papo e autógrafos ocorreu no último dia 26 de maio, com mediação de Renata Nakano, idealizadora do Clube de Leitura Quindim.

Assista aos registros desse dia encantador:

 

Ana Maria e o Grupo Editorial Global

Pela Global Editora, Ana Maria Machado publicou diversas obras, entre elas: A Grande Aventura de Maria Fumaça (edições em português e espanhol), Mistérios do Mar Oceano, Um Montão de Unicórnios, Brincadeira de Sombra (edições em português e espanhol), Gente, Bicho, Planta: o Mundo Me Encanta, Meu Reino por um Cavalo, Caro Professor, O Natal de Manuel e O Elfo e a Sereia.

Dois outros selos pertencentes ao Grupo Editorial Global também lançaram obras da autora. A Editora Gaia publicou Sinais do Mar e Senhoras dos Mares, além da tradução de Como Eu Vejo as Coisas, de Sirish Hao. Já a Gaudí Editorial publicou a tradução da obra Em Fuga, de Pimm van Hest. Ainda em 2019, será lançado um trabalho inédito de Ana. Brinco de Listas terá publicação pela Gaudí.

Confira todas as obras da autora publicadas pela Global.


Compre aqui: