Global Editora insere Di Cavalcanti em sua coleção “Contando a arte”

Segunda edição da Global Editora conta a história do artista considerado protagonista do movimento modernista no Brasil

A arte brasileira depende da realidade brasileira e é ao mesmo tempo reveladora dessa realidade. Por isso, a nossa expressão é em grande parte lírica. Como pode o Brasil ter uma arte trágica e grandiosa sem que se faça a revolução social?”, afirmou Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, ou simplesmente Di Cavalcanti, como ficou conhecido mundialmente. E, para contar sua trajetória artística, a Global lança em fevereiro o livro ‘Contando a arte de Di Cavalcanti’, que já está disponível em pré-venda, entre os distribuidores.

A obra, com 52 páginas, apresenta dados desde o nascimento do artista até seu auge com o título de Doutor Honoris Causa da Universidade federal da Bahia. Ao mesmo tempo, situa o leitor a respeito das alterações sociais que ocorreram no Brasil, as quais influenciaram os futuros trabalhos do, até então, filho de Frederico Augusto, tenente do exército e guarda do Palácio Imperial. “O artista retratou a figura humana nas mais variadas expressões e condições sociais. Valorizou a figura feminina e a multiplicidade da mulher. Além de pintor, desenhista, caricaturista, ilustrador, poeta e prosador, foi um dos idealizadores da Semana de Arte Modera de 1922, tal evento que mudou o percurso das artes em nosso país”, expressa Gustavo Tuna, editor final do projeto.

Vale ressaltar que o exemplar enfatiza a arte de Di Cavalcanti e apresenta detalhes das pinturas, como tipos de traço, acontecimentos das épocas que inspiraram ele a se expressar por meio de seus desenhos. Além disso, traz depoimentos do próprio artista e locais onde cada quadro foi exposto.

Outro detalhe bastante importante é que sua filha – Elisabeth Di Cavalcanti Veiga auxíliou no desenvolvimento do livro, junto à autora Angela Braga-Torres, que idealizou o projeto e concluiu agradecendo à essencial ajuda da ‘Galeria Bolsa de Arte’ e apoio familiar

Contando a Arte de Di Cavalcante - Global Editora
Livro desenvolvido por Angela Braga-Torres e Global Editora, que segue coleção “Contando a arte”

Já disponível para compra!

 

 

Leia também a novidade de Fogo Morto.