Nos passos da Poesia Brasileira

roteiro da poesia_edit

Em mais um trabalho de arqueologia, resgatamos a resenha sobre a série de livros da Global Editora Roteiro da poesia brasileira, feita pelo escritor Miguel Sanches Neto para a Revista Metáfora – como a EntreLivros e outras publicações ou programas especializados em Literatura, esta já não circula mais, apesar da boa qualidade e importância.

Em uma página ele conseguiu resumir o quanto a obra, de 15 volumes, é expressiva. “É um trabalho exaustivo (envolvendo vários especialistas) que faz um retrato de corpo inteiro de nossa lírica, sem sectarismos, algo incomum neste tipo de recolha.”

Miguel destaca observações pouco comuns, pouco encaixotadas, feitas por organizadores de peso acadêmico como Antonio Carlos Secchin e Domício Proença Filho,  sobre os períodos conhecidos como Arcadismo e Romantismo, que na leitura atenta não são tão definidos assim.

O roteiro foi coordenado pela escritora Edla Van Steen e, além das escolas literárias, apresenta a variedade de temas e estilos da poesia brasileira por décadas ao longo do século XX.

Miguel Sanches Neto termina assim a resenha: “Evitando valores estéticos estreitos, principalmente estes últimos volumes do Roteiro da poesia brasileira apontam para obras que têm fronteiras múltiplas (leia-se pessoais) de nossa pátria.”