Roger Mello leva o Hans Christian Andersen

O artista Roger Mello foi o vencedor do prêmio Hans Christian Andersen, na categoria ilustrador. O resultado foi anunciado hoje (24), em Bolonha. Atribuído pelo conjunto da obra do artista, o prêmio será entregue em setembro, durante o Congresso da International Board on Books for Young People (IBBY), na Cidade do México. Na categoria autor, quem levou o prêmio foi a japonesa Nahoko Uehashi.

Mello já tinha sido indicado ao prêmio em 2010, mas não o levou. Em 2002, conquistou o prêmio Jabuti nas categorias literatura infantojuvenil e ilustração com Meninos do Mangue (Companhia das Letras – 2001).

Roger Mello concorreu com outros 30 ilustradores de diversos países. No comunicado de divulgação do resultado do prêmio, o IBBY explicou que as ilustrações do artista são inovadoras e inclusivas e incorporam imagens que promovem a tolerância e o respeito pelas culturas e tradições do mundo.

As ilustrações permitem que as crianças leiam as histórias por meio da imaginação. Mello não subestima a capacidade intelectual dos pequenos, pois acredita que eles são capazes de ler as imagens e associá-las à própria cultura.

Pela Global Editora, o ilustrador publicou as obras Selvagem – eleito entre os 30 melhores livros infantis pela revista Crescer (2011) e A Flor do Lado de Lá – vencedor do prêmio FNLIJ Acervo Básico Teórico para crianças (1999).