Assombrações maravilhosas em quadrinhos

Algumas assombrações do Recife velho é um dos clássicos de Gilberto Freyre e vem chamando muita atenção desde que ganhou sua versão em quadrinhos. Transformar os textos de Freyre, tão marcados pela grande habilidade dele como escritor, além da profundidade como cientista social, é desafio grande, encarado por André Balaio, Roberto Beltrão e Téo Pinheiro. Cada um deles fala como foi a realização dessa obra.


 

Quem foi Gilberto Freyre?

Gilberto Freyre nasceu no Recife, Pernambuco, em 15 de março de 1900, onde também faleceu, em 18 de julho de 1987. É considerado um dos maiores intérpretes da formação histórico-social brasileira. Estudou nos Estados Unidos, onde se formou bacharel em Artes Liberais na Universidade de Baylor, Texas, em 1920, e Master of Arts, na Universidade de Columbia, Nova York, em 1922. Autor de Casa-grande & senzala (1933), obra seminal da historiografia brasileira, Freyre recebeu ao longo de sua vida muitos prêmios e títulos, nacionais e do exterior. Numa abordagem analítica inovadora, seus estudos apontaram para as vantagens do processo de miscigenação racial ocorrido no Brasil.

Conhecendo um pouco mais sobre a obra

Para este Algumas assombrações do Recife Velho foram selecionados sete contos do livro Assombrações do Recife Velho para serem adaptados para os quadrinhos. A HQ traz as seguintes histórias: “O Boca-de-Ouro”, “Um Lobisomem Doutor”, “O Papa-Figo”, “Um Barão Perseguido pelo Diabo”, “O Visconde Encantado”, “Visita de Amigo Moribundo” e “O Sobrado da Rua de São José”. A adaptação foi conduzida por André Balaio e Roberto Beltrão, que possuem larga experiência na produção de histórias em quadrinhos e estão à frente do projeto O Recife assombrado. Mais informações no site.


Compre aqui: