Busca da Paz Interior

Lama Gangchen Rinpoche nasceu no Tibete, em 1941. Ao mesmo tempo que escreve sobre a autocura tântrica, conhecimento milenar que tem a ver com doenças do corpo e do espírito, ele não perde o foco no bem que faz para o mundo cada pessoa que encontra paz interior. O processo não é normalmente simplório nem rápido. Mas possível.

Em três livros – Autocura I, Autocura II e Autocura III, o monge aprofunda explicações sobre os princípios do Budismo tibetano e apresenta caminhos para esse valioso encontro que, verdadeiramente, tem o poder de mudar o mundo ao redor de cada um de nós.

“A Paz Interna é a base mais sólida para a Paz no Mundo.”

 

Extraindo os ensinamentos essenciais das diversas tradições de cura e de paz que existem no mundo, e integrando-os em nossa cultura moderna, é possível encontrarmos soluções novas para os muitos aspectos da crise global que vivemos hoje.

trecho de Autocura II, pág. 41

O que diferencia um Lama como Lama Gangchen de um homem comum é que suas atividades são invariavelmente orientadas para os outros, enquanto o homem comum está a maior parte do tempo fascinado consigo mesmo. Tendo parado de se preocupar e cuidar de si mesmo e não tendo mais emoções perturbadoras que surgem dessa atitude autocentrada, o Lama pode ter uma concentração unidirecionada, manter sua atenção nos outros para assim curá-los. Esse desinteresse no ego artificial é o verdadeiro âmago da tradição do budismo tântrico.

trecho de Autocura I, pág. 78

Entretanto, não é mais possível voltar ao estilo de vida rural para encontrar a paz interna e externa. A mensagem de Lama Gangchen não propõe a fuga para o passado, mas o uso da sabedoria antiga para construirmos o equilíbrio interno e externo aqui mesmo em nosso mundo contemporâneo, com sua tecnologia avançada, grandes cidades, aviões, supermercados e televisão.

Gerardo Gonzales Cortez, em prefácio de Autocura III, pág. 28

 

Curando nós mesmos, nos tornamos nossos próprios Gurus, nossos próprios líderes e guias, desenvolvendo assim a capacidade de ajudar os outros a se curarem por meio de nosso exemplo e conselhos.

trecho de Autocura III, pág. 41

***

Compre aqui: