Dia Nacional do Livro

Dia 29 de outubro é o Dia Nacional do Livro, data que marca a inauguração da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, em 1810. Com a palavra, nossos autores:

“Já comparei, certa vez, uma biblioteca a uma cidade, com seus monumentos (as grandes edições de luxo, as obras raras), seus quarteirões universitários, suas avenidas de intenso trânsito, onde se ostentam majestosos edifícios (volumes ricamente encadernados) e os seus becos escusos, onde se escondem brochuras de leitura inconfessável. O bibliotecário é, ao mesmo tempo, o alcaide e o urbanista; e encadernar livros é como pavimentar ruas.”

“Cidade de papel”, de Luís Martins, do livro Melhores Crônicas Luís Martins (Global Editora).


Compre aqui:

Livraria Cultura
Livraria da Travessa
Amazon
Martins Fontes
Cia dos Livros

 

***

“Não sei por que você insiste em levar esses livros. Basta a sacola com suprimentos, a lanterna, os fósforos, um revólver. Somos animais, Hilda, só a sobrevivência nos interessa. A orientação dos livros, de que iria servir? Ideias, teses, suposições, hipóteses. Devaneios.”

“Viagem ao avesso do mundo”, de José Castello, do livro Melhores Crônicas José Castello (Global Editora).


Compre aqui:

Livraria Cultura
Livraria da Travessa
Amazon
Cia dos Livros

 

***

“Ler é ler o mundo. Ler é refazer o real pelo imaginário, potencializando a realidade.Ler é reunir os signos dispersos, decodificar as informações, seja numa página, seja na estrutura de um prédio, na conjuntura de uma instituição ou no discurso que cada momento histórico expõe na fala e nas ações dos indivíduos.”

Affonso Romano de Sant’Anna em Ler o mundo (Global Editora).


Compre aqui:

Livraria Cultura
Livraria da Travessa
Amazon
Martins Fontes