De um lugar imaginado, o Brasil de verdade – Vera Cruz das Almas

O poeta Domício Proença Filho, membro da Academia Brasileira de Letras, realizou um grande desejo ao ter publicado pela Global Editora um importante livro seu que até então havia chegado a pouca gente: Breves estórias de Vera Cruz das Almas. Uma das curiosidades dessa obra, originalmente lançada no início dos anos 1990, é que não tem um único gênero que a defina. Ou seja, são contos escritos também com recursos de poemas que se encontram na prosa. Presidente da ABL quando concedeu este depoimento em vídeo, gravado em São Paulo, o próprio Domício Proença Filho revela mais de seu livro.

 

Breves estórias de Vera Cruz das Almas

Livro de estreia de Domício Proença Filho na ficção, lançado pela primeira vez em 1991, mantém nesta edição sua estrutura original constituída por minicontos, poemas curtos e prosas poéticas. Em suas páginas o autor viaja pelo universo de estórias de Vera Cruz das Almas, um lugar imaginado, revelando flagrantes da realidade cotidiana de seus habitantes.

Quem é Domício Proença Filho?

Domício Proença filho é o quinto ocupante da Cadeira 28, eleito em 23 de março de 2006 na sucessão do Acadêmico Oscar Dias Corrêa e recebido em 28 de julho de 2006 pelo Acadêmico Evanildo Bechara. Foi eleito Presidente da ABL para o exercício de 2016.  É conhecido e renomado professor, crítico literário, poeta, ficcionista, com cerca de 60 livros publicados, nas áreas da língua e da literatura.

Nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1936. Filho de Maria de Lourdes Proença e de Domício Proença.

Publicou 65 livros. Pela Global, Breves estórias de Vera Cruz das Almas, seu livro de estreia, com minicontos, poemas curtos e prosas poéticas, lançado pela primeira vez em 1991, e reeditado pela Global em 2016; Em Melhores contos Machado de Assis, foi responsável pela seleção e organização dos textos.

Compre aqui: