Educação, educação e educação – a prioridade do Brasil para Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro sempre acreditou que a educação é a melhor semente a ser plantada num país, pois ela cria raízes fortes para que uma nação se desenvolva de forma perene. Por conta dessa crença no poder transformador do conhecimento, Darcy arregaçou as mangas e realizou grandes feitos pela melhoria dos níveis educacionais do país.

Dentre suas realizações nesse campo, destacam-se a fundação da Universidade de Brasília, a criação no estado do Rio de Janeiro dos anos 1980 dos Centros Integrados de Educação Pública, os CIEPs, e sua atuação exemplar como senador da República, época em que concebeu a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), pautando transformações importantes na área.

O livro Educação como prioridade (Global Editora), organizado pela doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Lúcia Velloso, traz textos que reúnem os eixos centrais do pensamento de Darcy Ribeiro sobre o tema, que em uma de suas mais famosas frases condensa sua importância:

Ou o Brasil entra no mundo letrado, que é o mundo de todos os povos do nosso tempo, ou fracassa como nação.

Quem foi Darcy Ribeiro?

Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, em 26 de outubro de 1922. Formou-se em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1946. Construiu uma brilhante carreira intelectual de projeção internacional, notadamente nos campos da antropologia, etnologia e educação. Além de ter sido um estudioso do modo de vida dos povos indígenas, os defendeu arduamente.

***

Compre aqui: