Vem aí os 120 anos de Câmara Cascudo

Neste 30 de dezembro de 2017 celebramos os 119 anos do nascimento de um dos mais importantes gênios da história do Brasil. Sim, porque não basta ser gênio, é importante, é fundamental. Luís da Câmara Cascudo estudou profundamente a cultura do país, costurando conhecimentos do mundo todo que desembarcaram aqui aos dos habitantes tradicionais dessa terra, que não tinha ainda fronteiras antes de 1500, nem se chamava Brasil. A série de livros que a Global Editora publica de Cascudo é uma enciclopédia que os sites de busca na internet não podem alcançar. A questão é o pensamento, a conexão de saberes. Dicionário do folclore brasileiro, Civilização e cultura, Geografia dos mitos brasileiros, História da alimentação no Brasil… mais de trinta títulos, entre ensaios, verbetes, contos e recontos. Como já disse uma vez ao Blog do Grupo Editorial Global o poeta Marco Haurélio, se por acaso a cultura contemporânea brasileira tiver o descuido de se perder de suas próprias raízes, é só recorrer à obra de Cascudo que tudo se recupera. Por isso, celebramos fortemente esses 119 anos, precedendo uma grande festa para a data redonda dos 120 – adoramos esses números, não adoramos?

Daliana Cascudo, neta do gênio, uma das mais vibrantes defensoras de sua memória e incentivadora dos estudos sobre ele, apresenta a casa onde cresceu e sede do Instituto Câmara Cascudo.

As lembranças da filha do grande contador de histórias: Anna Maria Cascudo.

Antes do incêndio, a exposição sobre Câmara Cascudo no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Doutor em história e gerente editorial da Global Editora, Gustavo Tuna apresenta o livro organizado pelo professor doutor Marcos Antonio de Moraes das cartas trocadas entre Mário de Andrade e Câmara Cascudo.

 

O poeta Marco Haurélio fala da importância da obra de Cascudo para a cultura do Brasil.

O escritor Felipe Castilho revela a influência da obra de Câmara Cascudo em suas criações fantásticas, como na série de livros Legado folclórico.

***

Compre aqui: