Bartolomeu Campos de Queirós, uma celebração

Dia 25 de agosto, o escritor Bartolomeu Campos de Queirós faria 74 anos de idade. Além de ter publicado diversos e premiados livros, também foi um pensador da educação no Brasil. Essa data nos leva a celebrar a vida e a obra do autor, que tem o lirismo e a sensibilidade entre suas características mais marcantes. Nesses vídeos, grandes amigos e também escritores falam sobre Bartô. Confira:

 

Ninfa Parreiras

 

 

A psicanalista e escritora Ninfa Parreiras dá uma grande aula nesse vídeo sobre a literatura de Bartolomeu Campos de Queirós. Fala das raízes de sua prosa poética, do trabalho muito cuidadoso que ele sempre teve em lapidar os textos, escolher as palavras, usar a metáfora e, a partir de vivências pessoais que também induzem a um entendimento autobiográfico de sua obra, fazer emergir principalmente a lida com a língua, que é a razão da Literatura.


Marilda Castanha:

 


José Santos:

 

José Santos, escritor mineiro como Bartolomeu Campos de Queirós, é um dos grandes admiradores do mestre. Neste vídeo ele faz uma homenagem e ilumina questões da obra de Bartô, que faleceu em janeiro de 2012.

Compre aqui: