O Brasil na Copa – o que é o tal do futebol brasileiro?

Neymar é o futebol brasileiro? Ou Tite que representa o tal futebol brasileiro? O baba na Bahia, a pelada na periferia de São Paulo (nos pouquíssimos campos que restam para a várzea)? Pode-se dizer que o futebol brasileiro é tão variado quanto o próprio povo, quanto o próprio país. No livro É gol – torcida amiga, boa tarde! (Global Editora), Ignácio de Loyola Brandão retrata um desses aspectos que chamamos de futebol brasileiro, esse que às vezes entra em campo vestindo a camisa amarela pentacampeã mundial e outras vezes desaparece de campo.

No vídeo, o próprio Loyola apresenta a obra, que nessa nova edição ganhou a leitura de outro craque, o ilustrador Orlando. Nos desenhos também há um espírito bem-captado do que chamamos de futebol brasileiro, em detalhes como o quero-quero no gramado ou o torcedor no boteco, num jogo de sombras e sugestões mais revelador do que seriam traços realistas.

 

Loyola tem grandes lembranças do futebol, principalmente nos bons tempos da Ferroviária de Araraquara, que revelou craques e não raramente vencia os times grandes dos anos 1950 e 1960, como o Santos de Pelé. Aliás, houve em Araraquara um encontro inusitado entre o futebol e a filosofia, que o jornalista Loyola testemunhou: na esquina do encontro de Sartre com Pelé.

***

Compre aqui:

Livraria Cultura
Livraria da Travessa
Amazon
Martins Fontes
Cia dos Livros