O Gênio do Crime: uma narrativa que conquista gerações

O livro que inaugurou a coleção da turma do gordo, O gênio do crime, é a prova de que o escritor João Carlos Marinho soube conquistar gerações. Cinquenta anos se passaram desde a primeira publicação e até hoje centenas de crianças e, inclusive, adultos, se aventuram nas páginas dessa turma.

Exemplo disso é o depoimento de Simone Intrator, editora do caderno infantil do jornal O Globo. Simone leu a aventura pela primeira vez há trinta anos, e acompanhou a leitura de sua filha os colegas. Neste vídeo, gravado em 2013, João Carlos fala do livro que o consagrou como escritor:

João Carlos Marinho faleceu na noite deste domingo (17/03), aos 83 anos

Conhecendo a obra

Por meio de uma narrativa envolvente, o autor conta a história do sr. Tomé, proprietário de uma fábrica de figurinhas de futebol. Entre todas as figurinhas, existem as fáceis e as difíceis de se achar – estas, por serem fabricadas em menor quantidade -, e quem consegue completar o álbum ganha bons prêmios. O número de álbuns cheios vem aumentando e Tomé não tem mais capacidade de contemplar todos os ganhadores.

Há uma revolta, e as crianças querem quebrar a fábrica. Edmundo, Pituca e Bolachão, e mais adiante, Berenice, entram em cena para descobrir a fábrica clandestina. Acontece que os pequenos heróis terão de enfrentar não simples bandidos, mas uma quadrilha chefiada por um gênio do crime. A cabeça do gordo é colocada para pensar; trava-se, então, um espetacular duelo de inteligências, que começa pelo incrível sistema de seguir pelo avesso.


Compre aqui: