Ler o mundo – sobre a leitura e a literatura: parte 5

A série Ler o mundo que o Blog do Grupo Editorial Global traz alguns de nossos autores publicados refletindo sobre a leitura e a literatura.

Neste vídeo temos as reflexões de Domício Proença Filho: “Você pode viver sem ter lido um livro, pode viver sem literatura. Mas se você se aproximar de um livro, se você tiver o convívio com a literatura, você vai entender melhor a vida.”

Ler o mundo é o título de um livro publicado na Global por Affonso Romano de Sant’Anna. O poeta afirma que ler é ler o mundo. Mas é a poesia e a ficção que afiam nossos olhares, ampliam e aprofundam a capacidade de leitura.

Domício Proença filho é o quinto ocupante da Cadeira 28, eleito em 23 de março de 2006 na sucessão do Acadêmico Oscar Dias Corrêa e recebido em 28 de julho de 2006 pelo Acadêmico Evanildo Bechara. Foi eleito Presidente da ABL para o exercício de 2016.  É conhecido e renomado professor, crítico literário, poeta, ficcionista, com cerca de 60 livros publicados, nas áreas da língua e da literatura.

Nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1936. Filho de Maria de Lourdes Proença e de Domício Proença.

Publicou 65 livros. Pela Global, Breves estórias de Vera Cruz das Almas, seu livro de estreia, com minicontos, poemas curtos e prosas poéticas, lançado pela primeira vez em 1991, e reeditado pela Global em 2016; Em Melhores contos Machado de Assis, foi responsável pela seleção e organização dos textos.

Assista também aos outros vídeos da série Ler o mundo – sobre a Leitura e a Literatura, nas vozes dos autores de: Edla van Steen, Menalton Braff, Gisele Mirabai e Ignácio de Loyola Brandão.

E você, como definiria a importância da leitura e a leitura da literatura? Reflita e compartilhe com a gente. 😉